Uma onda de ativistas, políticos e jornalistas com destino à convenção nacional republicana chegou a Milwaukee, menos de 48 horas depois de um atirador ter disparado contra Donald Trump durante um comício na Pensilvânia, com uma bala passando de raspão pelo ex-presidente e abalando o país.
A tentativa frustrada de assassinato, que deixou vários participantes do comício feridos e dois mortos, incluindo o suspeito do tiroteio, lança um manto de ansiedade sobre o RNC. Isso aumenta as tensões — já sentidas entre a cidade diversa, de classe trabalhadora e fortemente democrata e o partido republicano — que estarão em exibição desde o início da convenção na segunda-feira, quando um comício realizado pela Coalition to March no RNC protestará contra o evento.
Dentro da convenção, realizada no estádio do Milwaukee Bucks, Trump anunciará seu companheiro de chapa e o partido nomeará formalmente o ex-presidente para liderar a chapa do Partido Republicano. Disputando a candidatura à vice-presidência estão Doug Burgum, o rico governador de Dakota do Norte, o senador da Flórida Marco Rubio e JD Vance, um senador populista de Ohio cuja adesão à direita Maga o impulsionou ao estrelato republicano. O filho de Trump, Donald Trump Jr, deve apresentar o candidato à vice-presidência na quarta-feira.
O RNC contará com uma programação de palestrantes conservadores cujos comentários destacarão questões-chave para o Partido Republicano e a campanha de Trump, incluindo imigração, economia e aborto.
Acontece em meio à incerteza na campanha de Joe Biden após uma performance devastadora no debate ter levantado questões dentro do partido Democrata sobre a aptidão e a capacidade do presidente de fazer campanha e governar. Na esteira do tiroteio, a campanha de Biden anunciou que retiraria anúncios de televisão e “pausaria todas as comunicações de saída”.
O evento dará a Trump a oportunidade de dar o tom para o Partido Republicano após o tiroteio na Pensilvânia no sábado.
Pouco depois do comício, Trump pareceu decidido, escrevendo online: “Eu ia adiar minha viagem para Wisconsin e a convenção nacional republicana por dois dias, mas acabei de decidir que não posso permitir que um ‘atirador’, ou assassino em potencial, force mudanças na programação ou qualquer outra coisa.”
Um memorando interno da campanha adotou um tom semelhante, afirmando: “É nossa esperança fervorosa que este ato horrendo reúna nossa equipe, e de fato a nação, em unidade e devemos renovar nosso compromisso com a segurança e a paz para nosso país” e reiterando que a “convenção do RNC continuará conforme planejado em Milwaukee”.
Trump deve aceitar a nomeação formal de seu partido com um discurso na quinta-feira. Ele levantou o punho várias vezes enquanto descia as escadas de seu avião após chegar a Milwaukee na noite de domingo.
“Esta é uma chance de unir o país inteiro, até mesmo o mundo inteiro. O discurso será muito diferente, muito diferente do que teria sido dois dias atrás”, ele disse ao Washington Examiner.
Em declarações ao New York Post a caminho da cidade, Trump disse que “deveria estar morto”, acrescentando: “O médico do hospital disse que nunca viu nada parecido, ele chamou isso de milagre”.