A Comissão Eleitoral destinada à escolha dos novos reitor(a) e vice-reitor(a) da UFMA para o quadriênio 2023-2027 divulgou na noite de sexta-feira, 21, o resultado da consulta pública à comunidade acadêmica realizada de forma remota pelo sistema Helios Voting.
O professor e candidato Fernando Carvalho recebeu 43,52% dos votos e foi o mais votado para o cargo de reitor, seguido pelos candidatos Luciano da Silva Façanha (36,38%), Isabel Ibarra Cabrera (15,78%) e Wener Miranda Teixeira dos Santos (3,59%).
Para o cargo de vice-reitor (a), o candidato Leonardo Soares ficou em primeiro lugar na votação, com 29,09% dos votos. A seguir, o resultado da votação dos demais candidatos, pela ordem de classificação: Josefa Melo e Sousa Bentivi Andrade (25,15%), Ridvan Nunes Fernandes (13,42%), Maria do Carmo Lacerda Barbosa (10,53%), Marcelino Silva Farias Filho (9,65%), Dimas dos Reis Ribeiro (9,00%) e Benedito Viana Freitas (1,73%).
Fernando Carlaho e Leonardo Soares receberam o apoio do atual reitor da UFMA, professor Natalino Salgado, que conclui em novembro seu terceiro quadriênio no cargo. A votação pelo sistema Helios Voting foi questionada pela Apruma que conseguiu transferir a data de realização da consulta, inicialmente marcada para acontecer no dia 18 de julhjo.
Ao todo, foram computados 28.183 votos, sendo 27.716 de discentes, 1.537 de servidores técnicos-administrativos e 1.930 de docentes. Um total de 14 seções eleitorais contendo seis urnas em cada uma — sendo três disponíveis para o voto em reitor(a) e três em vice-reitor(a) — finalizando com um total de 41 urnas.
A Consulta Pública representa a primeira etapa para a escolha da nova gestão da Universidade, que terá continuidade com a formação de duas listas tríplices pelo CONSUN, que serão encaminhadas ao Ministério da Educação, no prazo máximo de 60 dias antes do encerramento da atual gestão.
Na sequência, o Presidente da República fará a nomeação dos novos reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade, escolhidos entre os indicados nas duas listas elaboradas pelo Conselho Universitário.
Não há hierarquia na lista tríplice, ou seja, qualquer um dos três pode ser indicado para o cargo de reitor(a) e vice-reitor(a). Segundo a legislação, o “reitor e o vice-reitor de universidade mantida pela União, qualquer que seja sua forma de constituição, serão nomeados pelo Presidente da República, escolhidos entre os indicados em listas tríplices elaboradas pelo colegiado máximo da instituição, ou por outro colegiado que o englobe, instituído especificamente para esse fim”. Saiba mais sobre a lista tríplice.
Para conferir a apuração completa dos votos, acesse aqui.