Com substituição de cabos e abertura da segunda comporta da Barragem do Pericumã, a prefeitura de Pinheiro tenta evitar com que as chuvas provoquem mais danos nos municípios da Baixada Maranhense.
O prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, reclama da omissão do governo federal na manutenção da barragem que desabrigou várias famílias no município e segue ameaçando populações ribeirinhas da região.
A troca dos cabos foi totalmente patrocinada pela prefeitura de Pinheiro. Com a abertura da segunda comporta aumenta a vazão das águas e pelo menos três municípios deixam de ser afetados pelas enchentes.
“Nos encontramos mais uma vez diante de uma situação grave em relação a Barragem do Pericumã.
Durante a XXII Marcha dos prefeitos à Brasil, o prefeito Fábio Gentil colocou o problema para a bancada federal do Maranhão. Durante o encontro os prefeitos sugeriram que a administração das barragens no Maranhão passem a ser de responsabilidade da superintendência da Codevasf no estado.
“Tenho trabalhado incansavelmente para realização da reforma e modernização da barragem, mas as chuvas não param e nos deixam numa situação de emergência. Hoje mais do que nunca precisamos de uma solução definitiva para a Barragem e esperamos que o Governo Federal responda a isso”, diz o prefeito Luciano.