Com Portugal figurando como o país homenageado na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a Cepe Editora (Estande 100 / Rua M) apresenta como uma de suas atrações a presença do poeta português Nuno Félix da Costa, que apresentará dois novos livros.
No dia de abertura da Bienal, 02 de julho, às 17h, a Cepe inicia sua programação com a escritora Cida Pedrosa, autora dos livros Gris e Solo para vialejo, este último vencedor do Jabuti em 2020, nas categorias Livro do Ano e Poesia. A poeta e professora Jennifer Silva conversará com Cida, primeira mulher pernambucana a levar a principal categoria da premiação mais importante da literatura nacional.
No dia 06, às 18h, a editora realiza o lançamento dos títulos vencedores do sexto Prêmio Cepe Nacional de Literatura. São eles o romance Extremo Oeste, do paranaense Paulo Fehlauer, o livro de contos Teresa decide falar, da maranhense Lindevania Martins, e Motivos para cavar a terra, da poeta paulistana Lilian Sais.
Poeta, ensaísta, fotógrafo, pintor e psiquiatra, o português Nuno Félix da Costa lança na Bienal as obras inéditas Manual para ser humano, livro de poemas, e O mim impossibilitado do acontecer, reunião de ensaios. Escritos de forma paralela, os livros saem pelo selo da Cepe e serão apresentados em evento no estande de Portugal, no dia 09, às 18h.
Esses são destaques da Programação da Cepe, que mantém agenda diária de lançamentos e conversas.
A 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo começa no próximo dia 02 de julho, no Expo Center Norte, organizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e RX. O evento, com aproximadamente 185 expositores e perspectiva de 500 mil visitantes, termina no dia 10.
Quem é…
Lindevania Martins é maranhense, graduada em Direito, mestra em Cultura e Sociedade e mestranda em Direito Constitucional. Ex-delegada de polícia, é defensora pública de Defesa da Mulher e População LGBT. É poeta, prosadora e palestrante, publicou trabalhos em diversas antologias e sítios eletrônicos e ministra oficinas de criação de textos. Venceu o 27º e o 28º Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís e foi selecionada para publicação de obra inédita pelo Conexão Cultural Literatura, do Estado do Maranhão (2021). Publicou os livros de contos Anônimos (2003), Zona de desconforto (2018) e Longe de mim (2019), e o poesia Fora dos trilhos (2019).