Sem condições de comprar o calçado para frequentar a escola, aluno da Unidade de Ensino Básico Sofia Silva, localizada na Rua Boa Esperança, Vila Passos, participa de festa junina com sandália soltando as tiras. A direção da escola tem conhecimento sobre a situação sócio-econômica dos estudantes matriculados na escola da rede municipal de ensino de São Luís, mas não contam com apoio da Secretaria Municipal de Educação para distribuir o fardamento escolar. A programação junina da escola foi realizada nesta segunda-feira, 27.
A prefeitura tem divulgado em sua campanha publicitária que na atual gestão está sendo executado o maior plano de recuperação das unidades escolares da rede pública municipal. Em muitas das escolas o ambiente é marcado pela precariedade.
A escola da Vila Passos foi apresentada pelo prefeito Eduarde Braide como um exemplo do programa de requalificação dos prédios da rede. Em julho do ano passado, Braide esteve pessoalmente na escola para fazer vídeo de propaganda do seu governo.
No retorno às aulas presenciais, no início deste ano ao menos 50 por cento das escolas não apresentavam condições suficientes para receber os alunos após o período de suspensão das atividades devido à pandemia do novo coronavírus. O município de São Luís conta com mais de 220 unidades escolares, muita delas com anexos.
A UEB Felipe Conduru está entre as unidades que passaram por obras executadas pela prefeitura. Antes pertencente à rede estadual, a ex Unidade Integrada recebeu placa de obras. Passado mais de 90 dias, a obra não apresenta melhoras na infraestrutura da escola.