O Maranhão está entre os estados que terá o maior número de candidatos ao governo do estado nas eleições de outubro deste ano. Depois do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que terão nove nomes concorrendo à eleição para governador, o Maranhão aparece com sete nomes. Não há representa mulher entre os pleiteantes. É o maior número de candidatos ao majoritário estadual desde as eleições 2002.
Estão na disputa pelo comando do Palácio dos Leões, sede do Executivo estadual, o atual governador Carlos Brandão (PSB), o senador licenciado Weverton Rocha (PDT), o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PSD), o ex-secretário de estado da Indústria e Comércio, Simplício Araújo (Solidariedade), o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim (PSC), o sindicalista Enilton Rodrigues (PSOL) e o professor Hertz Dias (PSTU).
Entre os nove candidato no Rio de Janeiro está o atual governador, Cláudio Castro (PL). No Rio Grande do Sul, o ex-governador Eduardo Leite que renunciou para concorrer às prévias da esolha do candidato a presidente pelo PSDB, concorrerá com outros oito nomes. No Maranhão, o atual governador Carlos Brandão disputa a reeleição.
Nas duas eleições anteriores, vencidas pelo ex-governador Flávio Dino (PSB), à época filiado ao PCdoB, seis nomes concorreram a ser inquilino do Palácio dos Leões.