Mais de cinco mil taxistas do Maranhão estão cadastrados no Auxílio Taxista do Ministério do Trabalho e Previdência Social. O benefício de R$ 1 mil começou a ser pago nesta terça-feira (16) para 245 mil profissionais do país cadastrados na primeira fase (entre 25 de julho e 02 de agosto). Neste mês, a parcela será concedida em dobro já que o pagamento é referente ao benefício dos meses de julho e agosto, ou seja, os taxistas receberão R$ 2 mil.
O Maranhão é o décimo segundo estado no número de cadastrados. São Paulo lidera o ranking da federação com mais de 55 mil cadastrados. O percentual do estado do Maranhão entre cadastrados das 27 unidades é de 2, 15%. Receberam nesta etapá 5.275 profissionais maranhenses.
O segundo lote de pagamento está previsto para ocorrer no dia 30 de agosto.
Até o momento, mais de 3 mil municípios realizaram o cadastramento de 334.009 taxistas, sendo que mais de 300 mil foram logo na primeira fase de inscrição. Destes, apenas 245.213 motoristas foram identificados como habilitados para receber o Benefício Taxista.
A terceira fase de recebimento dos dados dos profissionais seguirá até 12 de setembro e após esse prazo não serão aceitas novas solicitações. As prefeituras poderão fazer o cadastro de novos motoristas que não tenham sido incluídos nas fases anteriores ou cancelar os taxistas que não estão mais regulares.