Com o espetáculo ‘Nos tempos do Roxy’ será reinaugurado nesta quinta-feira, 29, às 19 horas, o Teatro da Cidade (antigo cine Roxy) depois de ao menos quatro anos de portas fechadas. O teatro é um equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, Secult. A obra de restauração foi realizada pela prefeitura de São Luís. A casa de cultura está fechada desde o início do segundo mandato do ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
Construído no estilo Arte Déco, em 1939, o prédio onde funcionou o antigo cinema da família Tajra, integra um conjunto que tem a característica de ocupar a esquina. São dessa época o Hotel Central (Palácio do Commercio), o prédio dos Correios, projeto do arquiteto Rafael Galvão na praça João Lisboa. Antes do cinema o espaço era ocupado por um prédio colo nial do modelo morada inteira.
O antigo “Cinema das Estrelas” foi construído na esquina da rua do Egito com Beco da Sé com a fachada inspirada em uma fotografia de uma revista mexicana. A arquitetura foi resgatada por Aziz Moisés Tajra, pai do proprietário e mestre de obras. Apaixonada por valsas vienenses, o dono do cinema exibiu antes do filme 30 minutos de programação musical. O primeiro filme exibido no cinema foi “As aventuras de Robin Hood”, que ficou em cartaz por três meses. O letreiro antes luminoso foi preservado desde a construção.
No retorno do funcionamento, o Teatro da Cidade apresenta moficiações que ampliam o atendimento ao público. Foram completamente adaptados todos os recursos de acessibilidade, como piso tátil e rampas de acesso pelo portão principal, e também instalado um novo sistema de refrigeração, assim como cortinas modernas para a boca de cena. O espaço oferece 265 lugares, sendo cinco para cadeirantes e uma poltona reservada para pessoas com obesidade.
O espetáculo de abertura é uma montagem do grupo local, Tramando Teatro. Segundo o diretor Aldenor Filho, a casa irá funcionar a partir da inauguração. “O edital para reserva de pauta deve sair dentro dos próximos dias”, avisa o diretor da casa.