Unidades de saúde do estado funcionando precariamente e Restaurante Populares sem oferecer refeições à população em situação de insegurança alimentarno interior do Maranhão. São estes dois dos problemas apontados pelo deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) com exemplos de descontinuidade de políticas públicas herdadas pelo governador Carlos Brandão (PSB) do antecessor Flávio Dino.
“O importante é o acordo com a população, com a sociedade. Não importa os acordos políticos que não são cumpridos”, disse Othelino Neto, deputado estadual desde 2013, em entrevista à TV Mirante nesta terça-feira, 19 de março. No entendimento do parlamentar comunista, o governo Brandão vem descumprido as promessas de campanha. Othelino Neto foi preterido em 2023 na disputa pela presidência pela deputada estadual Iracema Vale (PSB).
Ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão e ex- secretário de Estado da Representação Institucional no Distrito Federal, Serid, Othelino Neto declara que permanece (até hoje) na base de apoio ao governador Carlos Brandão. Mas, enxerga como natural e necessária a existência de parlamentares em oposição ao governo. Othelino ressaltou a discordância na condução dos programas transformados em plataforma eleitoral em 2022 pelo seu grupo político, á época capitaneada pelo hoje ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino.
Othelino Neto será substituido na Serid pelo ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão e ex-vice governador do estado, Washingyton Luis, oficialmente, a partir de sexta-feira, 22 de março, quando será empossado pelo governador em solenidade no Palácio Henrique de La Roques, em São Luís (MA).
O deputado expõs também sua discordância na utilização dos recursos dos precatórios do Fundef. Defende que sejam utilizados na melhoria da educação e reforço de programas como Escola Digna, lançado pelo ex-governador Flávio Dino.