O candidato a prefeito de Sao Luís, professor Franklin Douglas (PSOL), da Federação Rede/Psol, declarou à justiça eleitoral possuir bens avaliados em R$ 360 mil. Advogado, jornalista e professor universitário, Franklin é o único candidato do estado do Maranhão, e talvez até mesmo em todo país, que incluiu na lista de patrimõnio sua biblioteca particular, com 932 volumes, avaliada em R$ 46 mil.
Franklin tem como vice a secretária e datilógrafa Aline Maria, também do Partido Socialismo e Liberdade. Duas vezes vencedor do Prêmio Fapema por trabalho de jornalismo científico, em 2005; e pela tese de doutoramento (2018), Franklin Douglas destaca em seu programa de governo registrado na Justiça Eleitoral, a instituição do ‘Passe Livre’ no transporte público entre suas primeiras medidas, no caso de ser eleito prefeito da capital maranhense.
Na relação das açóes dos primeiros 100 dias de governo, o candidato propõe a reforma de toda a rede municipal de ensino, ou seja, realizar obras em 261 escolas da rede. Apresenta a proposta de construir novas unidades de ensino, eliminando os resistente anexos, proposta recorrente em eleições passadas.
No programa apresentado, o candidato do PSOL promete viabilizar o Plano Municipal do Livro, retomando o Prêmio de Literatura, reforçando a Feira do Livro, com atividades nos bairros e articulada a uma Feira do Livro da Periferia e editais de apoio aos escritores.