A Libertadores de 2019 se encerrou há menos de um mês, mas a edição de 2020 já está pronta para começar. Tanto que os grupos do próximo torneio serão conhecidos nesta terça-feira, às 20h30, no Centro de Convenções da Conmebol em Luque, no Paraguai. O destaque é o Flamengo, que ficará no pote 1 do sorteio.
O rubro-negro garantiu presença por ter conquistado o título deste ano e escapa de um fantasma que o assombrou em competições passadas. A tendência é que escape de pedreiras e tenha vida mais tranquila nesta primeira fase. Nas edições anteriores, variou entre os potes 2 e 3
Graças a conquista do Flamengo, o Brasil terá oito representantes na competição. Além do rubro-negro, participarão o Athletico (campeão da Copa do Brasil), Corinthians, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos e São Paulo (estes via Campeonato Brasileiro).
O Flamengo também será o primeiro cabeça de chave no Grupo A, o único com posição pré-definida. Os outros cabeças, do Grupo B ao H, serão definidos de acordo com o ranking da Conmebol — Corinthians e Internacional disputarão a fase de pré-Libertadores.
Vale lembrar que equipes do mesmo país só ficarão na mesma chave se tiverem se classificado da fase prévia — casos de Corinthians e Internacional. Ainda faltam definir três times bolivianos e um chileno nos potes divulgados.
A Libertadores 2020 começa na semana de 22 de janeiro com as fases preliminares. A etapa de grupos será em 4 de março e vai até a semana de 6 de março. O sorteio das oitavas de final está previsto para 13 de maio, enquanto o mata-mata será realizado à partir de 22 de julho.
A final única da Libertadores 2020 está marcada para o dia 21 de novembro no Maracanã, Rio de Janeiro. Apesar dos pesares com Santiago, no Chile, a entidade considerou a final de Lima, em 2019, um sucesso apesar da mudança de sede.
Como funcionará o sorteio
Além dos oito grupos, serão sorteados a etapa classificatória das fases 1, 2 e 3. O critério que irá definir os cabeças de chave e estabelecer o mando de campo na partida de volta será o Ranking de Clubes da Conmebol. Corinthians e Internacional terão que passar por duas etapas de mata-mata antes de chegar à fase de grupos.
Dos 47 times classificados, seis começarão a primeira fase, na qual se disputarão três vagas para a segunda — estes se juntarão às 16 equipes. Dali, os oito ganhadores se classificam para a terceira etapa e se enfrentarão entre si para que quatro avancem para a fase de grupos.
Já na fase de grupos, serão 32 clubes com os dois melhores de cada avançando para as oitavas de final — outro sorteio será feito para definir os confrontos.