BRASÍLIA — O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que o banco irá lançar em março uma linha de crédito imobiliário sem qualquer tipo de correção. Atualmente, a Caixa oferece duas linhas de financiamento habitacional, uma corrigida pela Taxa Referencial e outra pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A medida já havia sido anunciada no ano passado, mas o prazo para implementá-la era de até dois anos. Para Guimarães, será uma “revolução”.
— Hoje, temos o crédito imobiliário ligado à TR, o crédito imobiliário ligado ao IPCA, a inflação — disse Guimarães, acrescentando: — Em março, faremos uma terceira linha, que é sem correção nenhuma. Esta é uma revolução. Sem TR e sem IPCA. Por que isso é tão importante? Você vai poder contratar crédito imobiliário de 30, 35 anos e saber quanto você vai pagar pelos próximos 30, 35 anos.
O presidente da Caixa ainda afirmou que, com a nova modalidade, deverá aumentar o número de migrações de linhas antigas da própria Caixa, com taxas de juros maiores, para as mais vantajosas.
— Já fizemos várias (migrações). Nós acreditamos que a partir de março, quando lançaremos crédito imobiliário sem nenhum tipo de correção, que isso vai multiplicar.
Guimarães também afirmou que o banco teve um lucro recorde em 2019, sem revelar o número, e destacou o fato de a marca ser atingida no mesmo ano em que houve uma queda da taxa de juros.
— Não posso colocar o número, até porque o número não fechou, mas será o maior lucro da história da Caixa. Então a gente mostra matematicamente que pode reduzir juros e pode ser lucrativo ao mesmo tempo.