O município de Timon (MA) inicia lockdown parcial nesta quinta-feira, 2, e permanece sobre o isolamento rígido até domingo, 5. Segundo o prefeito Luciano Leitoa, a medida faz parte da busca por uma sintonia nas estratégias de evitar o colapso no sistema de saúde.
Até quarta-feira, 1º, o município na fronteira do Maranhão com o Piauí, registrava 2101 casos confirmados da covid-19 com 67 óbitos.
“Na realidade, em Timon temos uma situação atípica do Estado do Maranhão, então é muito complicado Teresina (PI) tomar uma atitude com esta e Timon não tomar.
A prefeitura de Timon e Teresina, com mediação do Ministério Público do Estado do Maranhão, acordaram em colocar barreira na entrada da cidade no sentido da capital piauiense. Timon é a terceira cidade mais populosa do Maranhão com mais de 170 mil habitantes.Atualmente em Timon o comércio permanece fechado, mas atividades de construção civil e celebrações religiosas retornaram baseadas no decreto do governo do Maranhão.
Nos dias 02 e 03 de julho terão autorização para funcionar:
- Mercados, supermercados, hipermercados, congêneres e padarias
- Borracharias, serviços bancários exclusivamente para pagamento de auxílio emergencial e benefícios sociais e autoatendimento, casas lotéricas, oficinas, para serviços de manutenção e conserto de veículo
- Farmácias e drogarias, serviços de saúde, atividades de distribuição e comercialização de combustíveis, biocombustíveis, gás liquefeito de petróleo e demais derivados de petróleo, serviços de delivery, serviços de segurança e vigilância, serviços de transporte de cargas
- Órgãos e profissionais de comunicação, comércio de materiais de construção, ferragens, ferramentas, material elétrico, cimento, tintas, vernizes e materiais para pintura, mármores, granitos e pedras de revestimento, vidros, espelhos e vitrais, madeira e artefatos, materiais hidráulicos, cal, areia, pedra britada, tijolos e telhas.
Já nos dias 04 e 05 de julho, de 2020, terão autorização para funcionar apenas
- Farmácias e drogarias, serviços de saúde
- Serviços de segurança e vigilância
- Serviços de delivery exclusivamente para alimentação, órgãos e profissionais de comunicação,os demais seguimentos deverão permanecer fechados.