Rebeca Santos Nascimento, 8 anos, aluna do Programa Dançando Educando da Prefeitura de São Luís está entre os 18 candidatos que passaram na pré-seleção da Escola Bolshoi no Brasil, realizada na última quarta-feira (26) em São Luís. Aprovada na pré-seleção de uma das mais renomadas escolas de ballet do mundo, Rebeca se prepara para a seleção que acontece no mês de outubro, na cidade de Joinville, em Santa Catarina.Outras 24 alunas do programa também participaram da seletiva.
No Maranhão foram mais de 200 participantes. A primeira-dama e idealizadora do programa, Camila Holanda, comentou a conquista de Rebeca. “Estou muito feliz em saber que uma de nossas meninas do Dançando e Educando foi aprovada na pré-seleção da Escola Bolshoi. É muito bom poder contribuir com o sonho da Rebeca e de tantas outras crianças que fazem parte do programa e talvez, sem a iniciativa da gestão municipal, nunca tivessem a oportunidade de fazer ballet e chegar a participar da pré-seleção de umas das melhores escolas de ballet do mundo. Parabéns a Rebeca e a todas que participaram da seletiva”, disse.
Dançando e educando
Atualmente cerca de 300 crianças e adolescentes participam do Programa Dançando e Educando, que proporciona o ensino do ballet clássico a estudantes da rede pública municipal. Todo fardamento e demais acessórios – collant, sapatilha e meia – são garantidos gratuitamente pela Prefeitura às alunas. Anualmente, as alunas se preparam para espetáculos que são apresentados como encerramento do ano letivo. O espetáculo ‘Para Ler e Dançar’ foi a primeira apresentação pública das alunas, realizada em dezembro de 2017 e, no ano passado, o espetáculo teve como tema ‘Planeta Azul’. Para 2019, nova apresentação está prevista para acontecer no final do ano.