Biblioteca Pública Benedito Leite retoma Terça do Cordel

Na programação deste dia 25 de março, os cordelistas presentes são Goreth Pereira, Rômulo Reis, Raimundo Poeta, Ingrid Fróes, Antonio Cruz, Jessica Cantanhede. 

Em 2025, o projeto contará com a coordenação artística do Coletivo Canto do Cordel. Na programação deste dia 25 de março, os cordelistas presentes são Goreth Pereira, Rômulo Reis, Raimundo Poeta, Ingrid Fróes, Antonio Cruz, Jessica Cantanhede. A primeira edição do projeto foi realizada no ano de 2021, de forma virtual, com a apresentação de cordelistas dos diversos municípios maranhenses. Em 2022, o projeto voltou, mas de forma 100% presencial, com edições mensais, na Biblioteca Pública Benedito Leite, o que acontece desde então. 

Pelo projeto já passaram diversos nomes do cordel maranhense, a exemplo de Moizes Nobre,  Raimunda Frazão, Paulinho Nó Cego,  Companhia Juçara com Farinha, dentre outros. 

Patrimônio Cultural Imaterial

A literatura de cordel é Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro desde 2018, e o Maranhão está no inventário do cordel como patrimônio.  No estado, há pouca pesquisa e registro da produção dos cordelistas maranhenses, destacando-se na contemporaneidade: Edvaldo Santos e Paulinho Nó Cego, de Pedreiras; Gavião, de Matões do Norte; Silvestre, de Pindaré e em São Luís, Raimunda Frazão, Walbert Guimarães, Moizes Nobre, entre outros.

Serviço
O quê: Terça do Cordel
Quando: 25 de março, às 15h
Onde: Biblioteca Pública Benedito Leite (Praça Deodoro)
Entrada gratuita

Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Arquivos