O Carnaval propriamente dito deste ano tem início neste sábado (2) e termina no dia 5, Terça-feira de Carnaval. Por mais que muitos religiosos teimem em acreditar, as datas da celebração momesca são definidas pela Igreja Católica. O cálculo é feito a partir do Domingo de Páscoa, uma das datas mais sagradas do Cristianismo, a qual se celebra a ressurreição de Jesus Cristo.
A Terça-feira de Carnaval deve ocorrer 47 dias antes do Domingo de Páscoa e a Quarta-feira de Cinzas, antecede em 40 dias o Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa. Esse intervalo é conhecido como o tempo da Quaresma, período de jejum e oração feito pelos cristãos. Logo, o Carnaval deste ano ficou definido para o dia 5 de março.
Um termo em latim define este cálculo da data da Páscoa e de todo o calendário cristão: Computus. A celebração acontece no domingo seguinte à primeira lua cheia depois da primavera no hemisfério norte, metade do planeta situada entre a Linha do Equador e Pólo Norte. A região é cercada pela América do Norte, América Central, parte da África e América do Sul, Ásia e Europa.
Nesse cálculo, a Igreja projeta a lua a partir de referências da Idade Média. O que não coincide com o ciclo lunar real. Então, a Páscoa é determinada pela chamada “lua eclesiástica”.
A data mais tardia é que pode se definir a terça-feira de Carnaval é 9 de março e a mais adiantada, 4 de fevereiro. A última vez em que a festa ocorreu na data limite foi em 1943. De acordo com os cálculos, a próxima vez em que a data do Carnaval ocorrerá no dia 9 de março será em 2038.