O ex-deputado federal Edilázio Jùnior, presidente estadual do PSD, assumiu nesta segunda-feira, 28 de abril, a Diretoria de Planejamento da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, convidado pelo presidente da mesa direitora do legislativo estado, deputada Iracema Vale (PSB).
O genro da desembargadora do TJMA, Nelma Sarney, cunhada do ex-presidente da República, José Sarney, desde agosto de 2024 passou a usar tornozeleira eletrônica. O uso do equipamento foi determinado pelo ministro do Supremo Tribunal de Justiça, José Otávio de Noronha, no bjo da Operaão 18 minutos.
Desde essa época, a desembargadora Nelma Sarney está afastada do cargo, ficando proibido o acesso às dependências do Poder Judiciário. Genro e sogra foram alvo da Operaão18 minutos, alusiva ao tempo que a organização criminosa com participação de ambos, sacou ilegalmente recursos do Banco do Nordeste, fazendo uso de decisões judiciais fraudulentas. Junto com Nelma e Edilázio, outros desembargadores, juízes e servidores foram afastados em consequência da apuração.
Em janeiro deste ano o suplente de deputado federal assumiu cargo de assessoria especial da presidência da Petrobras. A indicação para ocupar posto no governo Lula é atribuída à cúpula do PSD. Edilázio Júnior tem relações cordiais com o deputado federal Aluízio Mendes (Republicanos), adversário ferrenho do deputado Josemar Maranhão a qyuem se refere sempre como ‘bandido’. Aluízio é aliado de primeira hora da deputada Iracema Vale.