Entre os oito que disputam a prefeitura de São Luís nas eleições municipais de 2024, o candidato do PDT, Fábio Câmara, foi quem mais gastou até o momento em comunicação na sua campanha. Na prestação de contas à Justiça Eleitoral, Câmara declara ter pago R$ 931 mil em despesas com produção de programas para televisão, rádio e vídeo. O candidato conta com 2’10” de tempo na televisão diariamente e 151 inserções durante o período de propaganda eleitoral gratuira.
Além dessas despesas, o candidato pedetista declarou ter gasto ainda R$ 211.460,00 com publicidade por material impresso e R$ 148.525,00 com adesivos. No total foram até o momento R$ 1.291.194,00.
Parece não está surtindo o efeito esperado; pesquisas de intenção de votos feitas junto ao eleitorado da capital maranhense pela Quaest, Fábio Câmara patina em 1% nos dois ultimos levantamentos.
O ex-vereador de São Luís, que concorre pela terceira vez pelo PDT, tem gasto de campanha que já alcança R$ 1,4 milhão. Quase todo ele oriundo de doação partidária.
A posição do pedetista na corrida eleitoral está bem próxima do candidato do PSOL, Franklin Douglas, que menos gastou com publicidade até agora, somando pouco mais de R$ 12 mil em material impresso e pequenas cifras com produção de programa de rádio, televisão e vídeo (R$ 3 mil) e de jingles, vinhetas e sloga (R$ 1,5 mil).
Depois de Câmara, o prefeito de São Luís que concorre à reeleição, Eduardo Braide (PSD), aparece com o segundo maior investidor na campanha em material impresso. Já gastou R$ 923 mil em papel. Parte dele se confunde com sua gestão, utilizando como fundo obras em andamento e concluídas desde ue assumiu a prefeitura em 2021.
Muito aquém de Fábio Câmara, a candidata do Solidariedade, Flávia Alves, desembolsou apenas R$ 157.675,00 em publicidade por adesivos
Candidato que busca polarizar a disputa com Braide, o deputado federal pessebista Duarte Júnior, ativo nas redes sociais, sempre companhado de sua equipe que filma do céu ao chão , já gastou R$ 436.000,00 com impulsionamento de conteúdos, e mais R$ 259.129,40 em materiais impressos.
O candidato da coligação Junto por São Luís, que reúne duas federações e seis outros partidos, entre eles o PL de Bolsonaro, gastou R$ 436.000,00 para impulsionar conteúdos para seu 267 mil seguidos no Instagram e 94 mil no Facebook.
Confortável nas redes
Nas redes socias, o prefeito de São Luís, primeiro lugar em todas os levantamentos de intenção de votos de todos os institutos, bomba no Instagram, rede social na qual soma i457 mil seguidores. Com quase metade de seguidores, vem o pessebista Duarte Júnior, com 267 mil. Na rabeira de todos está o jornalista e professor de ensino superior Franklin Douglas (PSOL) com apenas 2;340 seguidores no Instagram.
Gastos com conteúdos nas redes:
Dr. Yglésio (PRTB) – R$ 156 mil
Duarte Júnior (PSB) – R$ 692 mil
Eduardo Braide (PSD) – R$ 923 mil
Fábio Câmara (PDT) – R$ 931 mil
Flávia Alves (Solidariedade) – R$ 771 mil
Franklin Douglas (PSOL) – R$ 12.100,00
Saulo Arcangeli – R$ 31.300,00
Wellington do Curso (Novo) – R$ 135 mil
Candidatos nas redes
Dr. Yglésio
dryglesio – 41 mil
@yglesio: 135 mil
Duarte Jr.
duartejr- 94 mil
@duartejr_: 267 mil
Eduardo Braide
eduardobraide- 4,9 mil
Fábio Câmara
fabiocamara -19 mil
@fabiocamaraslz : 26 mil
Flávia Alves
flaviaalves – 274
@flaviaalvesmaciel: 7.561
Franklin Douglas
franlindouglas -1,.9 mil
@oifranklin: 2.340
Saulo Arcangeli
sauloarcangeli – 4,8 mil
@sauloarcangeli: 2.723
Wellington do Curso
wellingtondocurso – 90 mil
@wellingtondocurso: 124 mil
Gastos de Fábio Câmara em campanha: