Ao menos 12 entidades do estado subscrevem o abaixo assinado do Fórum Maranhense de Mulheres exigindo a cassação do vereador de São Luís, Domingos Paz (Podemos), acusado de assédio sexual envolvendo várias vítimas, incluindo menor de idade.
As entidades repudiam o silêncio da maioria dos vereadores e vereadores do legislativo da capital do Maranhão. “É inaceitável que assédios e estupros de vulneráveis por sucessivos anos praticado pelo vereador Domingos Paz, conforme denúncias conforme denúncias das vítimas, passem despercebidos pelos pares. Esse comportamento reflete uma sociedade patriarcal que ainda tem muito a caminhar para garantia plena dos direitos das mulheres”, destaca o documento.
O abaixo assinado exige que a Comissão de Ética da Câmara além de orientar a cassação do parlamentar processa com medidas de reparação às vítimas. A medida é vista como uma estratégia para melhorar a relação do legislativo com a sociedade.
Confira o manifesto:
O FÓRUM MARANHENSE DE MULHERES e as ENTIDADES abaixo assinadas que atuam diuturnamente na luta por políticas públicas que garanta a dignidade, igualdade e reconhecimento das mulheres como sujeito de direito, vêm a público repudiar, protestar e exigir da Câmara Municipal de São Luís a cassação do Vereador Domingos Paz (PODEMOS). Importante destacar que as organizações feministas que atuam no Maranhão de forma orgânica desde 1980 tem promovido inúmeras ações e debates políticos sobre as desigualdades de gênero, sobre a violência doméstica e sexual além de questionar e lutar contra a subalternidade das mulheres e propor e monitorar políticas públicas que estão materializadas nas delegacia da mulher, nas varas de combate a violência, nas secretarias e coordenadorias da mulher e nas procuradorias da mulher que tem função importante junto aos espaços legislativos. A tomar conhecimento da violência praticada pelo Vereador Domingos Paz (Podemos), nos surpreendemos com o silencio da maioria dos vereadores e vereadoras desta casa. É inaceitável que assédios e estupros de vulneráveis por sucessivos anos praticado pelo Vereador Domingos Paz (Podemos), conforme denúncias das vítimas, passem despercebidos pelos pares. Esse comportamento reflete uma sociedade patriarcal que ainda tem muito a caminhar para garantia plena dos direitos das mulheres. A violência contra a mulher é banalizada, não raro, atribuída a culpa à própria vítima. Uma cultura misógina que o Fórum Maranhense de Mulheres luta diariamente para desconstruir. Pelo exposto, Nós mulheres do Fórum Maranhense de Mulheres, e entidades abaixo assinadas, exigimos uma tomada de posição urgente deste Legislativo. Solicitamos que a violência sofrida por mulheres e meninas, pelo Vereador Domingos Paz (Podemos) seja analisada pela Comissão de ética da Câmara de Vereadores de São Luís ao tempo em que pedimos a cassação do referido vereador e, medidas de reparação às vítimas. Sabemos que existe hoje uma grande preocupação do Poder Legislativo de São Luís de atualizar seus atos e melhorar a relação com a sociedade. A criação da Procuradoria da Mulher para cuidar de questões relacionadas aos direitos das mulheres no âmbito do poder Legislativo demonstra essa preocupação, razão porque solicitamos atenção desse Poder no caso de violência praticado pelo Vereador Domingos Paz, punindo conforme determina a Lei e a Ética deste Legislativo.
Assinam
Fórum Maranhense de Mulheres
Grupo de Mulheres Negras Mãe Andresa
Conselho Estadual da Mulher
Conselho Municipal da Condição Feminina
Coletivo de Mulheres do Maranhão Ieda Batista
Grupo de Estudos e Pesquisas -GERAMUS
União Brasileira de Mulheres – UBM Fórum de Mulheres de Imperatriz
Secretaria Estadual de Mulheres do PT Articulação de Mulheres Brasileiras
Secretaria Municipal de Mulheres do PT Ação Mulher Trabalhista
Secretaria Estadual de Mulheres do PSB/MA
Fórum Estadual de Mulheres de Organismos de Partidos Políticos
Coletivo de Mulheres Ciganas Tsara
Calin
Centro da Promoção da Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos Pe.Josimo
Instituto Pedra Rara Marcha Mundial de Mulheres.
Rede de Mulheres Negras – REMNEGRA
Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Estado do Maranhão- CMTRMA
Sindicato dos Assistentes Sociais do Maranhão
Coletivo de Mulheres da Cidade Olímpica
Secretaria Estadual de Mulheres do Cidadania
Mulheres em Movimento da Regional
Cidade Operária/Cidade Olímpica
Movimento de Mulheres Olga Benário
Unidade Popular pelo Socialismo UP
Movimento Correnteza Instituto Ingrit Oliveira
Coletivo SOMOS/São José de Ribamar Pastoral da Mulher
Associação de Donas de Casa de Imperatriz
Associação de Mulheres do Bacuri e Adjacências
Associação de Mulheres do Pq Amazonas e Adjacências
Grupo de Estudos Pedagógicos – ALFALETRI
Instituto Mulheres Resgatando Vidas e Rompendo em Fé
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas (GESEPE)
Mulheres e Meninas de Caxias- MUC
Associação dos Jovens do Estado do Maranhão- AJEM
Instituto Projeção para Mulheres UNEGRO
Desperta Mulher Brasileira. Grupo Consciência Negra(cnegra).
Unidos Pelo Vale LGBT (UPV LGBT) /Santa Inês
Sindicato dos Trabalhadores dos Correios