O aumento de vendas registrado no mês passado, de 13%, foi revertido com uma queda de 14% apresentada agora pela Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews. E todas as categorias apuradas tiveram redução. O pior desempenho foi em Negócios, com diminuição de 30%. A queda mais discreta está em Autoajuda, com 2%. Nas outras listas, Não Ficção teve redução de 15%, Infantojuvenil, 11%, e Fiçcão, 6%.
Entre as estreias da semana, dois títulos que aparecem na lista de Não Ficção são potenciais ocupantes do topo do ranking. Um deles é Escravidão – Volume 3: Da Independência do Brasil à Lei Áurea (Globo Livros), a conclusão da trilogia de Laurentino Gomes [foto] sobre a escravidão.
Um dos autores responsáveis pela popularização cada vez maior dos livros de história entre os mais vendidos, Laurentino só precisa repetir a performance de vendas dos dois primeiros volumes para ter mais um best-seller na coleção pessoal. Seu livro entra na décima posição na lista Geral e em segundo lugar de Não ficção. A outra novidade que deve subir rapidamente na lista é Luiza Helena – Mulher do Brasil (Gente), a biografia de Luiza Trajano escrita por Pedro Bial.