“Vou enfrentar dois gigantes”, reconhece o pré-candidato ao Senado, Pastor Bel (Agir – 36). Presidente da igreja Assembleia de Deus no município de Joselândia, Bel (Heber Waldo Silva Costa no registro de nascimento ) recorre à puída parábola bíblica da luta de Dave contra Golias para desenhar a disputa política pela única vaga no Senado do Maranhão disputada nas eleições de outubro deste ano.
“Fizeram de tudo para me retirar da disputa. Por enquanto sou só o pré, amanhã serei candidato e depois senador da República”, afirmou o pastor em entrevista concedida à Central de Notícias, agência de uma rede de 380 emissoras de rádio no Maranhão.
Essa confiança na vitória no pleito majoritário se ancora na condição se ser, segundo ele, o candidato da Convenção Estadual das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Maranhão. No entanto, nada ainda existe de oficializado neste sentido. Com a palavra o Pastor Raposo, presidente da Ceadema.
Antes de ingressar no Agir – 36, o pastor que exerceu o mandato de Senador entre 2017 e 2018, com o afastamento do primeiro suplente Edison Lobão Filho (MDB) foi preterido pelo PTB, legenda que esteve filiado antes de assinar ficha no novo partido novo. Em pratos, gravou vídeo para redes sociais narrando o golpe que diz ter sido vítima, armado pelo senador Roberto Rocha. Viralizou.
Nada inédito para quem no passado recente ganhou projeção como protagonista de cena erótica montada. Bel refutou na justiça, desmentindo até mesmo a condição de bem dotado exibida nas fotos na internet. São águas passadas para o pré-candidato que tem percorrido o estado na caravana comandada pelo pré-candidato ao governo Lahésio Bonfim (PSC), assim como ele, terrivelmente evangélico.
Os dois concorrentes sabem que tenho peso. Tenho apoio de duas convenções evangélicas que estão me apoiando. Eles tem uma rejeição alta em todo o Maranhão porquê; um passou oito anos e não fez nada; e o outro, sete anos de governo só fez afundar com o estado.
Segundo o pré-candidato Pastor Bel, a certeza da vitória não está no apoio da Igreja, que considera apenas com um prédio que abriga os fieis, mas de Deus. “Sei que vou enfrentar esses cabras grandes que fazem campanha com muito recursos. E eu não, vou fazer minha na fé e na crença em Deus que vai dar tudo certo”, acredita.
Pastor Bel repele o contágio da disputa eleitoral nacional no contexto estadual. “Não sou pré- candidato a governador, sou pré-candidato a Senador. Vou focar nisso. Estive dia desse com Bolsonaro e disse a ele: não se preocupe comigo, mas com essas caras que nunca votaram nele. Nós é que apoiamos Bolsonaro. O resto é só capa. Da direita somos nós que temos sangue na veia e que desde o começo estamos com o presidente”, afirma.
Para combater os adversários ideológicos o pastor Bel pretende empunhar um feixe de projetos que não detalha, mas tem certeza de que “Deus vai colocar no coração das pessoas”. “Conheço uma pessoa que é do PT e disse que jamais votaria em mim, mas depois vendo meu vídeos mudou de idéia”, conta o pré-candidato. Confiante, o pastor acredita que a onda Bel vai se impregnar nos eleitores maranhenses. “Somos o melhor projeto para o Maranhão”, diz com extrema auto-confiança.
Pregando a palavra de Deus com propósito de conquistar voto nas urnas e confiança em seu projeto, o pré-candidato do Agir-36 prescinde do apoio de outras lideranças políticas. “Não fico dizendo que prefeito tal ou que fulano está comigo. Tenho apoio é do povo”, repete um pensamento recorrente na cenário da disputa eleitoral este ano.
Impulsionado pela fé tem percorrido até três municípios em um único dia com sua equipe de bolso que não inclui segurança. “ Não tenho dinheiro pra andar de helicóptero, nem de avião. Não tenho medo de morrer , porque a morte é um veículo que leva o cidadão quanto teme a Deus e tem Deus no coração”, prega o pré-candidato à Câmara Alta.
O convencimento em apoiar o pré-candidato Lahésio Bonfim veio no contato com o setores da gestão pública de São Pedro dos Crentes. “O que o prefeito Lahésio fez na saúde do município de São Pedro dos Crente prova que ele deve ser governador do Maranhão”, afirma pastor Bel.
A oficialização de apoio da Ceadema à ´pré-candidatura do Pastor Bel foi retirada de encontro realizado no município de Bacabal essa semanal. O pastor Raposo pediu à concvenção que abrace a nossa pré-candidatura e divulgue o nosso projeto. Não tem um pastor que não esteja com Bel. O povo conservador, o povo da família, o povo que teme a Deus jamais vai abandonar esse projeto”, crer o pré-candidato ao Senado.