A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), em parceria com o Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN-MA), inaugurou nesta quarta-feira (5), o Centro de Referência para Atendimento de Imigrantes e Refugiados em São Luís.
Localizado na Rua Raimundo Corrêa, nº 46, no bairro do Monte Castelo, o espaço tem o objetivo de tornar ainda mais eficiente a ajuda humanitária prestada aos imigrantes e refugiados que chegam à capital, bem como reforçar a política assistencial do município. Em respeito às regras sanitárias, a abertura do centro não contou com a presença de convidados externos.
“Desde o ano passado, a prefeitura de São Luís em parceria com outras instituições, vem prestando auxílio a essa população. Era importante ter um local de referência, com uma equipe especializada, em função das especificidades culturais desse público. Esse espaço irá garantir exatamente isso”, disse a secretária da Semcas, Andréia Lauande.
Desde o ano passado a prefeitura pleiteou junto ao Governo Federal recursos para assegurar um serviço ainda mais qualificado. A Semcas assinou um Termo de Colaboração com o Centro de Cultura Negra (CCN), para execução da prestação de serviços.
O Centro de Referência para Atendimento de Imigrantes e Refugiados em São Luís tem capacidade para atender cerca de 200 imigrantes e refugiados que chegarem à cidade. Uma equipe técnica multidisciplinar formada por profissionais de serviço social, psicologia, direito, letras (tradutores), e ainda antropólogos e educadores sociais vão atender o público. O trabalho consiste em realizar abordagens nos logradouros públicos onde eles forem encontrados e, a partir de um processo de sensibilização, encaminhá-los para o Centro de Referência.
No espaço será executada a escuta qualificada, levantamento e identificação das necessidades de cada um para a inserção nos serviços socioassistenciais e encaminhamentos a outras políticas públicas, sejam elas municipais, estaduais, federais ou ainda de organismos internacionais.
De acordo com o coordenador do CCN, Maurício Paixão, essa é uma resposta humanitária importante que o município de São Luís proporciona. “Estamos assegurando direitos fundamentais a essas pessoas em situação de vulnerabilidade que vieram em busca de uma vida melhor. Também faz parte desse trabalho proporcionar o respeito aos direitos das crianças e dos adolescentes”, ressaltou Maurício.