Os Profetas da Chuva se reúnem neste sábado, 13, em Quixadá, a 163,4 quilômetros de Fortaleza, para realizar o prognóstico do inverno no Ceará. Neste ano, 30 profetas se encontrarão e devem apresentar suas previsões para o período de chuva no Estado. O evento marca do 28º encontro dos sábios e será realizado na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), do município cearense.
Da tradição popular à herança cultural, o encontro dos profetas também marca o início do calendário cultural da região de Quixadá. O evento, no entanto, não terá transmissão ao vivo e será gravado e compartilhado nas redes sociais do “Encontro Profetas da Chuva” e Prefeitura Municipal de Quixadá após o encerramento das atividades.
O evento será conduzido por um dos idealizadores do encontro, Helder Cortez e contará com a participação do governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), senadora Augusta Brito, deputado federal José Guimarães; secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, e demais representantes estaduais.
O encontro é considerado um dos mais importantes instrumentos de manutenção desses conhecimentos tradicionais, que é transmitido de geração em geração.
As ações do projeto “Encontro dos Profetas da Chuva” prosseguem até o mês de junho, com agenda que prevê seminário temático, exibição de filmes, exposição e shows musicais.
A realização é do Ministério da Cultura, com agradecimento a Cosampa e a Dakota, com apoio do Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central, da Prefeitura Municipal de Quixadá, através da Secretaria da Cultura/Fundação Cultural, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Quixadá.
Outras entidades que realizam o encontro são a Cagece e Secretaria da Cultura do Ceará, por meio da Casa de Saberes Cego Aderaldo, gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar.
A cidade de Quixadá é anfitriã do “Encontro dos Profetas da Chuva” desde 1997. Eventos similares também ocorrem em outros municípios da zona rural da região Nordeste do Brasil, como em Tejuçuoca, a 148,5 km de Fortaleza, onde começaram a ser realizadas reuniões com profetas a partir de 2004.
De O Povo