Sport, Ceará, Bahia, Fortaleza e Vitória da Bahia irão representar a região Nordeste na série A do Campeonato Brasileiro em 2025. Pela primeira vez os nordestinos irão ocupar 25% das vagas da série da eleite do futebol brasileiro. A disputa em pontos corridos vai chegar a 23 anos em 2025 e nesse tempo todo nunca tinha tido cinco clubes do Nordeste.
Dois times nordestinos subiram da série B este ano: Ceará e Sporte, de Pernambuco. Ambos estarão no patamar que considera em primeiro lugar a permanência no gupo. O Fortaleza (CE) aposta em bins resultados para assim conquistar juma vaga na Libertadores.
Nos últimos anos o investimento tem crescido exponencialmentw no Brasileirão. Com isso as folhas de pagamento são cada vez mais robustas.Já chegou a ter numa época que o campeonato tinha 24 times, hoje são 20.
Em 2004 teve apenas um time do Nordeste, o Vitória – um de 24. Isso dá 4% de representatividade. Agora esse percentual representa um quarto do campeonato. Chegou a ter quatro anos seguidos com quatro times e sempre aconteceu alguma coisa. Alguém caía, alguém não subia. Dessa vez está dando tudo certo para chegar a essa quebra de recorde.