O Maranhão volta a realizar as famosas e aguardadas festas de São João. Uma vasta programação, de 28 de maio a 31 de julho, foi montada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), incluindo prévias realizadas na Concha Acústica da Lagoa da Jansen.
Também em alguns locais é possível notar que o espírito junino já chegou e está fazendo a alegria de moradores e turistas. O Monumento Arrastão, na Avenida Litorânea, é um deles. Outro, bastante simbólico no período junino, é a Capela de São Pedro, ambos reformados pelo Governo do Estado..
O Monumento Arrastão, conhecido, também, como Monumento aos Pescadores, teve a revitalização finalizada em março deste ano. Por ser um dos locais de maior procura por quem visita a Avenida Litorânea, foi um dos pontos escolhidos pela Secretaria de Estado da Cultura para receber decoração inspirada no Bumba-Meu-Boi, intervenção que faz parte do projeto de São João do Maranhão deste ano.
A obra recebeu serviços de restauração completa, o que incluiu recuperação da fibra de vidro com resina; pintura para proteção; estruturação da escultura, bem como recuperação total das fixações e da estrutura em aço que compõe a rede de pescador, que leva o nome de arrastão, bem como iluminação adequada.
Festa e religiosidade
A Capela de São Pedro, por sua vez, é um dos locais centrais da festa junina do Maranhão, espaço onde acontece o encontro de bumba-boi para homenagear o Dia de São Pedro, que é comemorado em 29 de junho. Trata-se de uma das maiores tradições dos festejos juninos maranhenses e que, este ano, será realizado no Largo de São Pedro totalmente reformado. A obra foi entregue em dezembro passado, após serviços realizados em uma área de aproximadamente 9.500m².