RIO — O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo após um primeiro dia com recorde de abstenção. De acordo com Inep, autarquia federal que organiza a prova, 51,5% dos candidatos inscritos faltaram no último domingo. Hoje, os alunos farão 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza.
A realização da prova neste momento tem sido criticada por epidemiologistas e por uma parcela dos candidatos devido ao aumento do número de casos e óbitos por Covid-19 que gerou uma crise aguda em cidades como Manaus (AM). O estado somente fará a prova em fevereiro, quando acontecerá a reaplicação para quem não pôde realizar o exame neste mês.
A prova, que já foi adiada do ano passado para este, teve sua aplicação em meio a batalhas judiciais por seu adiamento.
Apesar do alto número de faltosos e das críticas, o ministro da Educação Milton Ribeiro classificou a realização do primeiro dia como “vitoriosa”.
Neste domingo, os portões também fecham às 13 horas, mas o tempo de duração é menor, e a prova termina às 18h30.
Para conferir o local de prova, o candidato deve consultar o “Cartão de Confirmação de Inscrição”, na Página do Participante. É necessário ter em mãos o CPF e a senha do candidato para ter acesso.
Ao final do exame, os estudantes encontrarão um gabarito extraoficial das provas de Matemática e Ciências da Natureza no site oglobo.com.br/enem. A correção é realizada a partir de uma parceria entre os jornais O GLOBO e Extra com a Plataforma de Ensino Eleva e a Luppa – Avaliações que ensinam.