A Secretaria Estadual de Turismo (SETUR) fechou uma parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) para o projeto “Blitz do Turismo”. Por meio de cooperação técnica a Seap-MA disponibiliza mão de obra de apenados para as ações da Blitz na região metropolitana da capital. O projeto tem como objetivo a reforma e revitalização de espaços turísticos, visando a melhoria desses locais que necessitam de intervenções e melhorias.
A primeira etapa da parceria prevê ações em locais do Centro Histórico de São Luís como a Praia Grande, Praça da Liberdade e Fonte do Ribeirão, na Igreja Santo Antônio, Centro de Produção e Comercialização do Maranhão (Ceprama), Convento das Mercês, Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, Avenida Litorânea, Madre de Deus e Portal da Raposa.
De acordo com o secretário de Turismo Paulo Matos a parceria busca promover a inserção de pessoas privadas de liberdade em ciclos produtivos de trabalho, viabilizando assim a ressocialização, capacitação profissional e inclusão social. “Essa parceria é fruto do comprometimento do governo do Estado, onde todos os setores caminham no mesmo sentido. A Setur possui diversos programas e projetos sociais, essa é mais uma ação nossa para dar oportunidade às pessoas, uma segunda chance, como todos nós merecemos. Ao mesmo tempo, São Luís ganha com o serviço de manutenção e revitalização dos principais pontos turísticos”, destaca.
Os serviços são ações de limpeza, pintura, acabamento, reboco, roçagem e reparos em geral. Além de manter as ações da Blitz do Turismo, a iniciativa contribui com a promoção do trabalho, um dos pilares fundamentais para a ressocialização dos apenados do Sistema Prisional Maranhense.
“É de grande importância para a nossa cidade essa parceria entre Setur-MA e Seap-MA. Além do serviço de limpeza nos pontos turísticos da capital, essa união tem um caráter educativo. Afinal, pessoas que estão arrependidas dos seus crimes possuem a possibilidade de serem inseridas no convívio social e ao mesmo tempo tem a remissão de pena como incentivo”, aponta a coordenadora da Blitz, Mariana Alves.
O secretário da Seap, Murilo Andrade, afirma que “A revitalização dos pontos turísticos e outros locais, feita por internos do sistema prisional, mostra o comprometimento com a sociedade e com a humanização de pessoas privadas de liberdade. A iniciativa mostra também que o trabalho dos custodiados está se tornando cada vez mais útil para a sociedade, promovendo bem estar populacional e principalmente dos turistas, dando assim melhor visual para nosso Estado do Maranhão.”, destaca.
Em 2022, a Blitz do Turismo realizou 240 ações reforçando a limpeza, roçagem, capina e manutenção de alguns dos principais pontos turísticos de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e na Raposa. O intuito é manter os locais preservados e atrativos aos turistas.
As ações da Blitz Urbana podem ser solicitadas através de ofício na Setur, para que uma equipe faça o serviço nos pontos turísticos dos municípios.