O impasse político instalado no Poder Legislativo de Açailândia em 1º de janeiro ganha mais um capítulo. Em decisão liminar proferida nesta quinta-feira,4, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, STJ, ministro Humberto Martins, manteve os mandatos de nove vereadores de Açailândia eleitos no pleito de novembro de 2020. A Câmara de Açailândia é formada por 17 vereadores.
Pelo entendimento judicial do ministro, de caráter transitório, Cleones Oliveira Matos, Feliberg Sousa (Republicanos), Demazim Martins (PP), Odacy Miranda (PTB), Erivelton Trindade (PL), Lucas Alves (Podemos), Dênes Pereira (PT), Robenha da Saúde (PL) e Thais Brito (PDT) devem assumir o mandato na Câmara. Ainda como conseqüência da decisão do ministro Humberto Martins, o vereador Feliberg Sousa assumirá a presidência do legislativo alçailandense.
O vereador Josibeliano Chagas Farias (PSD), o Ceará vinha reivindicando a presidência da Mesa Diretora da câmara depois de substituir os eleitos por suplentes após sessão realizada na madrugada do dia 1º de janeiro. Em lugar dos eleitos, Ceará deu posse aos suplentes: Professora Arleilde, Sarney Moreira, Pr. Vilegagnon, Dr. Jofre, Dr. Thiago, Dr. Antonio Filho, Sirley Mototaxi, Heliomar Laurindo e Ancelmo.
Composição da Câmara de Açailândia
Demazim (PP)
Robenha da Saúde (PL)
Feliberg (Republicanos)
Ceara (PSD)
Dr Adjackson (Republicanos)
Bernadete Mariquinha (PSD)
Erivelton Trindade (PL)
Thais Brito (PDT)
Adriano da Saúde (PSDB)
Cesar Costa (DEM)
Kell (PSDB)
Marcelo Oliveira (DEM)
Lucas Alves (PODE)
Xanddy Sampaio (PP)
Fanio Mania (DEM)
Dênes Pereira (PT)
Odacy Miranda (PTB)