O grupo de sambistas maranhenses As Brasileirinhas são tema do bloco organizado Turma do Saco este ano, quando completam 28 anos de formação. É considerado o primeiro grupo de samba formado somente por mulheres no país.
Rose Carrenho, idealizadora do grupo, e Helo Santana permanecem da formação inicial. Noeli Moura e Lia do Banjo são as mais novas Brasileirinhas. O grupo já se apresentou em lugares sagrados da música brasileira, como o Teatro Rival, no Rio de Janeiro.
A Turma do Saco nasceu por iniciativa de jovens moradores do bairro Codozinho. O nome do bloco nasceu da improvisação de uma fantasia, costuma contar o presidente Márcio Cavalcante.
Na avenida o bloco já destacou a história das emissoras de rádio AM de São Luís, a cultura africana, o universo circense, Bicho Terra, entre outros temas. Na trajetória de desfiles e participação em concursos de carnaval, são mais de 12 títulos.
Obrigada em nome do Grupo de Samba As Brasileirinhas , estamos muito felizes com a homenagem e reconhecimento do nosso trabalho.