Esrá previsto para esta segunda-feira, 17, o retorno das viagens dos trens da Estrada de Ferr Carajás , operada pela Vale. Ate sexta-feira, 14, a ferrovia esteve interditada por manifestação de indigenas da etnia Gavião da T. I Mãe Maria, entre os municípios de Bom Jesuss do Tocantins e Maraba, noestado do Pará.A Vale confirmou a retomada do funcionamento, mas não detalhou os termos do acordo que levou ao fim da manifestação.
O trem trnsporta passageiros e minério entre Parauapebas (PA) e a capital maranhense.Segundo a Vale perto de 1.500 pessoa são transportadas diariamente nas viagens dos trens de passageiros.
Os indigenas acusam a Vale de ultrapassar os limites de atuação da empresa, invadindo cerca de 500 metros de área pertencente à TI, considerada essencial para a subsistência das 32 aldeias da região. A contenda se arrasta desde a construção da ferrovia, ainda na década de 1980; A homologação da TI foi realizada em 1986.
Os trens da Estrada de Ferro Carajás (EFC) funcionam às segundas, terças, quintas, sextas, sábados e domingos, ligando São Luís, no Maranhão, à Parauapebas, no sudeste do Pará.
O trem sai de São Luís nas segundas, quintas e sábados às 8h, o embarque encerra às 07h50. A chegada em Parauapebas é prevista para às 23h50. Nas terças, sextas e domingos, o trem sai de Parauapebas às 6h, o embarque encerra às 05h55. A chegada em São Luís é prevista para às 22h00.