O Arraiá da Mira, maior festival de quadrilhas juninas do Maranhão, está se aproximando. Realizado pelo Grupo Mirante, o evento celebra uma das festas mais populares da cultura nordestina e traz, em sua 16ª edição, o tema “Literatura Nordestina”. Em parceria com a Canal Grupo, a nova identidade do evento foi lançada esta semana, fazendo alusão à atmosfera cultural da literatura do Nordeste.
Homenageando grandes obras que fazem parte da cultura e do DNA nordestino, a nova identidade do Arraiá da Mira surge com iconografias que remetem aos clássicos da região, como O Auto da Compadecida, grande sucesso do paraibano Ariano Suassuna e Tieta do Agreste, aclamado romance do baiano Jorge Amado. Autores maranhenses como José Sarney, Maria Firmina dos Reis e Gonçalves Dias também foram fontes de inspiração durante a criação do projeto.
“Todas as referências colaboram para definir uma personalidade para esta edição do Arraiá da Mira. Até mesmo as cores foram pensadas com um propósito: elas são vibrantes e alegres, comunicam a energia e a cultura do Nordeste, trazendo todo o colorido que encanta nas suas histórias, festas e comunidades”, explica Daniele Lima, diretora criativa da Canal Grupo que conduziu o processo de construção da nova marca.
O estandarte, peça de pano rica em simbolismo, também aparecem como destaque nas novas peças do Arraiá da Mira, trazendo referências aos santos juninos, São João, São Pedro e Santo Antônio, e à literatura de cordel, forte manifestação cultural nordestina. Compondo o material, aparecem os elementos em 2D, trazendo uma experiência visual ainda mais rica. “Foram combinados as iconografias das obras, características da literatura de cordel e fotografias autênticas, resultando em uma identidade dinâmica e repleta de detalhes estratégicos”, finaliza Daniele.
Retratados de forma artística, os símbolos alusivos ao sertão nordestino – como cangaço, a religiosidade, as tradições e arquitetura – também somam forças e garantem a beleza na composição da identidade do evento.
Para Yrnna Turatti, coordenadora de marketing do Grupo Mirante, a nova identidade visual reflete as características marcantes desse importante traço cultural nordestino e define bem o tom do evento para este ano. “Essa é uma missão criativa muito importante e ficamos empolgados durante o processo, sempre pensando em levar algo que faz jus à grandeza do tema e do Arraiá da Mira. A Canal Grupo mais uma vez atendeu às expectativas e entregou peças riquíssimas, que com certeza tem tudo haver com essa edição do evento”, explica.
O Arraiá da Mira, este ano, acontece de 05 a 09 de junho no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva e deve contar com uma programação variada com a participação de quadrilhas de várias cidades do Maranhão.