Estudantes e lideranças políticas promoveram nesta terça-feira, 17 de setembro, manifestação em favor do passe livre estudantil, direito que será votado em plebiscito em 6 de outubro, concomitante às eleições municipais. O movimento serviu para alertar a população sobre a votação da lei que garantirá o passe livre em São Luís.
“Eu considero importante e necessário o passe livre. Como professora tenho clareza da necessidade, porque sei como é duro ouvir de um aluno ou de uma aluna: professora eu não tenho como ir a aula hoje porque eu não tenho como pagar a passagem”, destacou a professora Mary Ferreira.
Os estudantes presentes na manifestação ressaltaram a importância de politicas públicas dirigidas à juventude , principalmente de acesso à educação. “Esse movimento representa para muitos outros estudantes, uma politica pública de juventude eficaz, para que a gente como estudante da rede pública de ensino possa ter oportunidade e acesso à educação de qualidade”, enfatizou o vice-presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas(UBes) , Viny.
Para a coordenadora nacional do Coletivo Juntos, Patrícia Pinto, é legítima a manifestação dos estudantes pela gratuidade das passagem no transporte público, considerando a ausência de oportunidade no mercado de trabalho para os jovens. “Essa luta pelo passe livre é uma histórica. Além de estamos falando do passe livre estamos comemorando 45 anos da meia passagem aqui em São Luís do Maranhão,”, afirmou a diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE), Paula Coutinho.