A Casa de Cultura Josué Montello dá início às comemorações dos 50 anos da obra Tambores de São Luís, clássico do maranhense Josué Montello, nesta quinta-feira, 3, com o lançamento da adaptação da obra em quadrinhos, feita pelo historiador, escritor e roteirista Iramir Araújo, com ilustrações de Rom Freire e Ronilson Freire. O romance histórico de Josué Montello (1917-2006) completa 50 anos em 2025.
A noite de autógrafo de “Os Tambores de São Luís em quadrinhos” terá mesa com a presença dos autores Iramir Araújo, Ronilson Freire e Rom Freire, dos escritores José Neres e Bruno Azevêdo. O evento contará com exposição interativa sobre a produção da adaptação, com QR Codes para leitura digital, apresentação do Tambor de Mina Terreiro de Iemanjá, dentre outras programações, a partir das 18h.
O clássico de Josué Montello tem o negro Damião como protagonista. É o grande romance sobre a escravidão publicado na época, contando a saga de Damião, em seu passeio por São Luís para visitar o trineto recém-nascido.
A obra tem capa de Marcos Caldas, com roteiro de Iramir Araújo, que tem dedicado sua obra acadêmica e artística à história e cultura do Maranhão.
“Uma obra da importância de ‘Os Tambores de São Luís’, que traça uma epopeia do negro no Maranhão, que se enraíza na História e no imaginário maranhense, precisa ser mais conhecida por mais pessoas no estado e no país”, acentua Iramir Araújo.
Segundo a diretora da Casa de Cultura Josué Montello, Joseane Souza, há uma edição comemorativa do livro sendo desenvolvida: “A última edição foi publicada em 2019 pela Casa de Cultura. A demanda é muito grande, não só em São Luís, mas em todo o Brasil, então é importante que a gente tenha essa obra de volta. ”
“Só deixarei de escrever quando Deus me tomar a caneta”
Josué Montello sempre soube que sua missão era escrever e assim o fez, deixando um legado imortal na literatura. Um desses legados é a Casa de Cultura Josué Montello, que funciona na Rua das Hortas, fundada pelo próprio escritor, em 1983.
O acervo bibliográfico da CCJM está constituído da Biblioteca particular do escritor Josué Montello que foi doada através de escritura de doação ao governo do Estado do Maranhão em 1981, quando da criação da CCJM. São aproximadamente 50.000 exemplares nas diversas áreas do conhecimento, que estão organizados nas seções Maranhense, Montelliana, Acervo geral, Literatura Francesa, periódicos e obras raras.
Além de romancista, Montello também escreveu contos, novelas, roteiros de teatro, ensaios e obras infanto-juvenis.
Serviço
O quê: Lançamento “Os Tambores de São Luís” em quadrinhos
Quando: 3 de abril (quinta-feira), às 18h30
Onde: Casa de Cultura Josué Montello (Rua das Hortas, 327, Centro, São Luís/MA)
Aberto ao público.